quarta-feira, 30 de junho de 2010

A primeira vez nunca se esquece


Noite de viagens e afirmações




Na última semana, houve uma reunião com alguns amigos, no apartamento do próprio que teve a idéia de ouvir uns vinis. Fiquei animado, afinal de contas ouviria o melhor som que existe, o da bulacha.
Ele tinha comentado sobre suas mais novas encomendas, 3 vinis da banda Easy Star All Stars, que possuem um projeto bastante interessante de reproduzir alguns dos álbuns que marcaram a história da música em versão Reggae e Dub.

Coincidentemente, na noite do vinil tinham chegado as pérolas via os correios.
Eram Dark side of the moon do (Pink Floyd - 1973), entitulado Dub Side of the Moon.
Ok Computer do (Radiohead - 1997), com o nome de Radiodread.
Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band do (The Beatles - 1967),
batizado de Star´s Lonely Hearts Dub Band Easy Star.

Antes de ficar sabendo dos presentes noturnos, já tinha feito a escolha de uns clássicos para ouvir. Seguindo o roteiro começamos com Let it Be dos Beatles, 1970. Nossa! Quanta qualidade. É uma sensação inexplicável ouvir um vinil com seus graves e agudos em destaque.
Depois veio Sinal fechado do Chico Buarque, 1973. Linda canção, Mulheres de Atenas, auto nível esse trabalho desse carioca, alias para mim o melhor letrista brasileiro de todos os tempos.



Quando chegou o grande momento da noite, tive a honra de abrir os vinis do Easy Star All Stars. Como era o primeiro da minha vida a ser aberto, comecei pelo Dub Side of the Moon.
Com aquele cheiro de vinil novo, fiquei completamente estagnado com aquela bolacha em minhas mãos.
Coloquei-o na vitrola e começamos ouvi-lo, a versão ficou estupenda muito melhor do que há digital.

Posteriormente veio Star´s lonely Hearts Dub Band Easy Star, aquilo no momento não parecia real. Diferente do Dub Side, nesse eles fizeram a versão deles e não um cover. Destaques para a faixa, She´s Leaving Home, que foi interpretada pela cantora Kirsty Rock, mostrando como é belíssima a melodia de Paul McCartney cantada por uma mulher. E claro, A Day in the Life que sempre será um destaque em qualquer versão.
Veio a costatação, de que o vinil nunca morreu apenas deu uma saída e retornou ao mercado mundial com força total. Resta esses produtos serem lançados com preços mais acessíveis, para não ficarmos comprando apenas vinis usados em sebos.

4 comentários:

  1. Essas novas versões devem ser bem legais mesmo, a começar pelos nomes!!!! show mesmo!
    Makal

    ResponderExcluir
  2. Pô... OUSO dizer que LOVELY RITA ficou melhor na versão do Easy Star All Stars do que na original do Sgt Peppers! =D

    E mais... Esse disco (Easy Star's Lonely Hearts Dub Band) no digital não me empolgou muito quando eu ouvi pela primeira vez... Eu só passei a gostar mesmo quando ouvi no vinil!!! hehehehe

    Sem contar que o Let It Be no vinil É OUTRO DISCO!!! Muito diferente do CD... Só ouvindo mesmo para saber... =D

    ResponderExcluir
  3. Vinis! tem coisa mais clássica, charmosa e nostalgica?

    ResponderExcluir
  4. ele ficou impressionado com a bolacha preta na mão..mô cara de feliz

    ResponderExcluir